Trabalho como freelancer (recibos verdes) ou como membro de equipa. Aceito encomendas de trabalho via mail.
I work as a freelancer or as a team member. I accept work proposals by mail.

16/06/2007

Quetzalcoatl

Este desenho foi feito à vista de uma foto de uma estátua no México (sim, não foi feito ao vivo, mas há-de haver outras feitas mesmo em Teotihuacan , assim que lá for).
Sempre tive um fascínio pelas culturas da Meso-América, desde o México à Bolívia passando pelo Peru, Incas, Maias, Olmecas, Toltecas,... adoro essa parte da História. Foi pena os espanhóis entrarem a abrir e partirem aquilo tudo, mas pronto não posso falar muito porque os portugueses fizeram parecido no Brazil.

15/06/2007

Teste 3D em Anime Studio





O primeiro teste de importar algo feito em blender para o Anime Studio (antigo Moho). Resulta bem com texturas, mas a iluminação não apareceu, tenho de ver se descubro. Depois explico como fiz.

11/06/2007

tutorial - O céu

Esta imagem é o céu do modelo 3D que tenho estado a mostrar em posts anteriores (2D aos 3D, cacto em Blender, Deserto a 3D, ...). Usem sempre umas dimensões de pelo menos o dobro da altura do render final, senão ficam com um céu pixelizado (é claro que até podem querer que esse seja o efeito).
Foi todo feito em Flash 8 usando os filtros de blur e glow.
Quando definido como céu no Blender fica como no render seguinte.
A única coisa a ter em atenção quando fazem o céu para uma cena 3D é ter em conta que ele vai ser mapeado ou num cilindro (como neste caso), ou em metade de uma esfera (tipo uma cúpula).
Por isso certifiquem-se que o lado direito liga com o lado esquerdo. Em cima não é necessário muito pormenor visto esta parte da imagem ser distorcida quando a 3D, a parte de baixo pode incluir coisas como montanhas ou prédios (skyline).

10/06/2007

Teste de animação com cenário



O último teste de animação com este personagem.
A animação é muito rápida por isso recomendo ver pelo menos duas vezes para ver bem.
Foi tudo desenhado à mão em papel vegetal e depois scanado para o computador.