Trabalho como freelancer (recibos verdes) ou como membro de equipa. Aceito encomendas de trabalho via mail.
I work as a freelancer or as a team member. I accept work proposals by mail.

19/05/2007

O Monge, estudo de expressividade

O regresso do Monge Sinistro.
Depois do esboço original convém sempre fazer outros desenhos para dar expressividade ao personagem. Ver como é que ele fala, como fica com a cara quando está espantado, neutro, irritado, feliz, ..., tudo o que são emoções.

18/05/2007

O Monge

Este desenho é de um personagem para um dos guiões que escrevi.
Precisava de um monge com um ar sinistro, não de mau, mais de matreiro, maldade dissimulada mas absoluta.
Acho que ficou fixe.
Amanhã ponho mais poses dele.

17/05/2007

O Novo Look!

Tal como prometido aí está o novo look do blog, a versão 2.0.
É giro hein!! Parece mais espaçoso...
Parecendo que não já são mais de mil e duzentas pessoas a passarem por aqui.
Um Obrigado a todos e continuem a visitar o blog e a pedir orçamentos e encomendar trabalhos.

Aqui fica uma imagem de como era o blog até ontem.

16/05/2007

Pathfinder- video tutorial




Tal como prometido aqui está o Making Of da ilustração de ontem.
O que demorou quase 4 horas a fazer, dura aqui 9 minutos. A parte final do desenho não ficou gravada porque o Snag It deu erro, mas eram só ajustes.
Liguem as colunas e divirtam-se.

15/05/2007

Pathfinder

Pathfinder é um excelente exemplo de como uma boa ideia pode dar para o torto, quando abordada da maneira não tão correcta.
Resumidamente, o filme narra a estória de um rapaz Viking que fica órfão quando os seus familiares vão pilhar os Índios da América do Norte. 15 anos depois os Vikings voltam e o rapaz, que foi educado pelos Índios, tenciona proteger a sua nova casa dos invasores.
Sim os Vikings chegaram à América antes do Colombo, até há quem defenda que eles foram a Sul o suficiente para chegar à Amazónia, mas isso são assuntos para o Discovery Channel e para os antropólogos de serviço.
O que à a reter do filme é o seguinte, vemos o puto ser encontrado nos destroços do navio Viking e imediatamente a seguir aparece um "15 Anos Depois" e o puto já é o Karl Urban, passados 5 minutos já há cabeças a saltar e sangue aos potes. Resultado, nunca sabemos porque querem os Vikings extinguir os índios, não sabemos como o puto foi treinado, para agora andar ali aos saltos de espada na mão (os índios não tinham espadas quem é que o ensinou a esgrimir? o Zorro?) e há gafes atrás de gafes na edição do filme, o mesmo salto aparecer várias vezes de ângulos diferentes, a fingir que é noutra parte da caverna, ou o amadorismo de usar filmagens de avalange do National Geographic intercaladas com cenas CGI.
Mas não é tudo mau, quem gosta de porrada, vai ficar de barriga cheia.

Só mais uma ressalva, eu fui ver o filme nos cinemas Lusomundo do Fórum Almada e às tantas o filme fica com o audio em russo. Não estou a gozar, 20 minutos do filme estavam dobrados em russo, pelo que fui reclamar e me devolveram o dinheiro do bilhete. Pelo que me disseram todas as cópias da Lusomundo estão nesse misero estado, por isso escolham bem onde vão ver este festival de cabeças cortadas e membros decepados.

Amanhã o vídeo de como fiz o desenho.

14/05/2007

Star Wars - 1ª tentativa de montagem

Antes de mais, eu sei que as sombras na cara estão com um aspecto muito amador, por isso, e antes que chovam bocas a cascar neste post, tenham em mente que esta montagem foi feita quando saiu o SW - Episode II - Attack of the Clones em 2002. Já lá vão 5 aninhos, e entretanto já aprendi a usar o Photoshop, o Flash, Blender, Maya, ...
Esta montagem foi feita antes disso tudo, usando o Photoimpact 6 da Ulead. Tirei uma foto a mim mesmo e colei em cima de um frame do filme, depois foi tentar fazer com que a iluminação no meu corpo batesse certo com a do cenário.
Tendo em conta o amadorismo da altura acho que nem está assim tão mau. É nesta parte que vocês escrevem comentários a dizer algo estilo "não está mal, está péssimo". Vá divirtam-se a mandar bocas que isto fica mais animado.

13/05/2007

Wallpapers Revolta - Monarquia VS República



Os últimos 2 wallpapers referentes a episódios d' "A Revolta dos Pastéis de Nata". Ironicamente são os do 1º episódio da 4ª temporada.

O Episódio foi o mais longo, com cerca de 6 minutos, e demorou 9 dias a ficar pronto, desde os primeiros desenhos, até à sincronização final com música e falas. Muitas horas em frente ao computador (em muitos desses 9 dias, 18 horas foram passadas a olhar para o monitor e a desenhar incessantemente na tablet).

Mas depois, estar sentado no estúdio e ouvir o público a rir da animação que passa nos monitores, compensa essas horas todas, e mais que fossem.