Trabalho como freelancer (recibos verdes) ou como membro de equipa. Aceito encomendas de trabalho via mail.
I work as a freelancer or as a team member. I accept work proposals by mail.

29/03/2007

O "ar de mau" (ilustração)


Esta ilustração foi foi uma das realizadas aquando do Curso de Ilustração Científica a carvão.
De início era só para ser o olho, mas gostei do resultado, e foi mais rápido do que estava à espera, por isso continuei.
Tentei sugerir as sombras, em vez de as pintar mesmo,. Na maior parte dos casos apercebemo-nos da forma, por dedução, não está tudo desenhado, mas com o que está o cérebro completa o resto, porque sabe como é uma cara, vê-as todos dias.
Em ilustração utiliza-se muito este processo para escamas(caso do velociraptor), penas, pêlos; aqui apliquei-o mesmo aos contornos das formas principais.

Slasher Movies


Uma homenagem simples aos filmes onde o pessoal corre que se farta e o assassino, por mais devagar que ande, está sempre logo ali.
Demorou cerca 5 horas a fazer no Flash. O cenário por trás do personagem existe e está completo com os botões de elevador.
Em vez de usar gradientes usei cores inteiras, e salientei os brilhos com o filtro glow, que dá para aplicar no Flash 8। Uma especial atenção para o contraste, dá-lhe mais drama.

Clickem em cima da imagem para verem em tamanho grande.

26/03/2007

Escaravelho 3D

Aqui está outro dos trabalhos feitos em Maya 7.
O objectivo foi criar um escaravelho realista, mas que se adapta-se às formas do símbolo da empresa, daí as antenas robustas, em vez das correctas anatomicamente, finas e segmentadas.

Foi feito em poligonos e usando a função mirror.

25/03/2007

Maquilhagem virtual

O meu trabalho mais recente, um exemplo de como melhorar fotos em Photoshop.
A pele foi o mais fácil, foi só duplicar a camada e fazer meia dúzia de gausian blurs localizados (para ter diferentes intensidades, de acordo com o necessário), e depois mudar as propriedades da camada para ter o efeito de luz.
Os lábios já exigiram mais atenção à tridimencionalidade e ao ângulo da luz para os brilhos não parecerem falsos, e dar o aspecto de gloss.
Os brilhantes ao lado do olho, que na foto original parecem bolas cinzentas, foram reproduzidos a 3D no Blender, e iluminados e dispostos como se estivessem na cara, para haver continuidade.
O olho foi o desafio:
- Primeiro foi enfatizar a cor, tanto da íris como da esclera, escurecer a pupila e controlar os brilhos na córnea (um bocadinho de anatomia nunca fez mal a ninguém).
- A maquilhagem propriamente dita e o disfarçar das olheiras foi talvez a parte mais delicada. Tinha de parecer natural, mas ao mesmo tempo tinha de ser maquilhagem. Acabou por ser uma subreposição de camadas com cores diferentes e ajustes localizados para dar este aspecto.
- As pestanas são 6 camadas, sendo que duas são brilhos, e as outras 4 são na realidade 2 como foram desenhadas, e 2 duplicados dessas com blur aplicado.

Durou cerca de dia e meio fazer, o trabalho completo foram 2 dias, mas envolveu uma outra parte feita em flash que podem ver no link.
Comentem, critiquem, encomendem trabalhos, exponham dúvidas.